sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Para os alunos do 2 ano dicas sobre o trabalho

Vocês devem pesquisar sobre o trabalho no regime de acumulação ou modo de produção Taylorista, fordista e na era da acumulação flexível. Dicas:

O trabalho no modo de produção taylorista caracteriza-se pela grande divisão do trabalho, veja o que diz o site infoescola: "Taylorismo  é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método.
A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado."

No modo de produção fordista, segundo o site brasil escola:  empresa “Ford Motor Company”,  Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo, que, absorveu aspectos do taylorismo. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra. Ele adotou três princípios básicos;

1) Princípio de Intensificação: Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2)  Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3)  Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.

Regime de acumulação flexível: A acumulação flexível de capital, na concepção de D. HARVEY, representa um "confronto direto com a rigidez do fordismo. Ela se apoia na flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e padrões de consumo. Caracteriza-se pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação comercial, tecnológica e organizacional.

Um comentário:

  1. Ameii isso me ajudou muito a fazer esse trabalho,
    ainda mais pq eu nao tinha copiadoo o enunciiado que ela havia pedido.

    ResponderExcluir