quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Os diversos modos de produção e, portanto, as mudanças no mundo do trabalho e da sociedade

PARA OS ALUNOS DO 2 ANO - COLÉGIO GENESCO

Toda atividade humana que resulte em bens ou serviços é considerada trabalho. É trabalho, tanto a atividade do operário de uma indústria quanto à do engenheiro que projeta os bens a serem produzidos. Mas as formas de organização do trabalho se diferenciaram ao longo da história e a nossa tarefa aqui é compreender os diferentes modos de produção, isto é, a forma como a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e como os distribui.
 Cada sociedade tem seu modo de produção, este é constituído  por fatores dinâmicos, que estão em constante mudança: as forças produtivas, que se modificam com o desenvolvimento dos métodos de trabalho, com o avanço tecnológico e científico; e as relações de produção, também sujeitas a transformações, embora mais lentas.  Com o tempo, o desenvolvimento das forças produtivas acarreta mudanças e até rupturas (por meio de revoluções) nos modos de produção. Na sequência estabelecida por Karl Marx, os grandes modos de produção teriam sido: antigo (escravista), asiático, feudal e burguês moderno. É claro que após a morte de Marx novas formas de organização do trabalho se constituíram e também vamos abordá-las. Nesse momento, elegeremos os principais modos de produção:
1.     Comunidade Primitiva: As pessoas trabalhavam em estreita cooperação. A terra era o principal meio de produção. Tanto ela quanto os frutos do trabalho eram propriedade coletiva, comunal, isto é, de todos. Não existia a idéia de propriedade privada dos meios de produção. Não havia propriedade, de um lado, e trabalhadores de outro. As relações de produção eram relações de cooperação. As formas de organização social eram as da comunidade baseada em laços de parentesco.
2.     Escravista: não se sabe exatamente como e quando ocorreu em alguns lugares a dissolução da comunidade primitiva e quando surgiram as primeiras formas de escravidão. Sabe-se, porém, que a guerra entre comunidades e povos propiciou prisioneiros que foram rapidamente escravizados. Na sociedade escravista, os meios de produção (terras e instrumentos de produção) e os escravos eram propriedade do senhor. O escravo era considerado um instrumento, um objeto, como um animal ou uma ferramenta. Um pequeno número de senhores explorava a massa de escravos, que não tinha nenhum direito. O modo de produção escravista caracteriza duas importantes sociedades: a grega e a romana da Antiguidade Clássica.
3.     Na abordagem de Marx e Engels, o modo de produção asiático predominou na Índia e no Egito da Antiguidade, bem como nas civilizações pré-colombianas dos incas (nos países andinos da America do sul), maias (leste do México) e astecas (do México à Nicarágua). Trata-se na verdade, de sociedades fechadas, equipadas com um Estado forte e uma burocracia eficiente, capaz de manter o poder total do Estado, ao qual a sociedade estava subordinada. No modo asiático de produção, os meios de produção e a força de trabalho pertenciam ao Estado, encarnado no imperador. Abaixo dele, o grupo mais poderoso era o dos administradores públicos, que atuavam em nome do Estado.
4.     Modo de produção feudal: predominou na Europa Ocidental entre o século VIII e o século XVI. Durante a idade média nem todos os países europeus experimentaram o feudalismo como modo de produção dominante, foi o caso de Cidades-Estado Italianas Veneza, Florença e outras voltadas para o comércio e da península Ibérica (Portugal e Espanha) que passou quase todo o período medieval sobre o domínio mulçumano. As relações de produção no feudalismo baseavam-se sobretudo na propriedade do senhor sobre a terra e no trabalho agrícola do servo. Assim, sociedade feudal estruturou-se basicamente sobre a divisão entre senhores e servos, embora existissem outros grupos sociais, como o dos mercadores, religiosos e artesãos. Os servos tinham uma condição muito inferior nessa sociedade, mas não viviam como os escravos. Tinham o direito de cultivar um pedaço de terra, mas não podia comprá-la ou vendê-la.
5.     Modo capitalista de produção: relações assalariadas de produção e a propriedade privada dos meios de produção.

Um comentário:

  1. QUEM QUISER ADIANTAR A AULA E JÁ ESCREVER OS DIVERSOS MODOS DE PRODUÇÃO E,ASSIM, AS DIVERSAS FORMAS DE TRABALHO APROVEITEM.

    ResponderExcluir